A Experiência de Lançar um Livro

Após muito tempo sem escrever um post mais pessoal para o blog, finalmente estou de volta!! Desde o ano passado, quando assinei o contrato com Victoria Books para escrever o livro, não consegui me dedicar muito a este espaço que adoro.

Para você que sempre passa por aqui para se inspirar, aguarde pois tenho muitas novidades. Este ano lançamos o nosso canal no youtube, e tenho muitos vídeos programados para as próximas semanas. Também teremos várias produções e novas parcerias que estão sendo formadas, além das festas, workshops, cursos, e por aí vai.

Mas hoje quero falar para vocês um pouco sobre a minha experiência com o desenvolvimento e o lançamento do livro. Eu sempre gostei de escrever, e desde que me tornei decoradora sempre sonhava em produzir um livro de decoração. Há 10 anos atrás, quando iniciei no mercado, os blogs estavam começando, não existia pinterest, e todas as referências de decor estavam em livros e revistas especializadas. No Brasil quase não existia nada. Sempre que viajava para fora voltava carregada de revistas, e comprava muitos livros pela Amazon. Minha formação sempre foi baseada em muita pesquisa, e eu ficava apaixonada por cada novidade que encontrava.

Com o avanço das redes sociais e o surgimento de uma infinidade de blogs, os livros foram caindo um pouco em desuso; mas meu sonho de fazer meu próprio livro nunca morreu. Quando comecei no mercado de festas infantis pude perceber que no Brasil não existia nenhuma obra publicada que apresentasse conteúdo explicativo, ensinando o processo de como se planejar, e como executar uma festa. Com os workshops, comecei a perceber a vontade que as pessoas que iniciavam neste mercado (ou simplesmente amavam decoração) tinham de aprender. E foi assim que, na contramão do avanço virtual, eu decidi fazer um investimento e ir em busca deste sonho. De repente o sonho se transformou em uma vontade enorme de dividir tudo que aprendi com tantas pessoas que admiravam meu trabalho, e buscavam conhecimento.

Não vou dizer que foi fácil. Na verdade foi muito mais difícil do que imaginei. Eu achava que tinha tudo planejado: possuía fotos das minhas festas, tinha o conteúdo pré definido, e contratei uma editora especializada para me ajudar na diagramação e artes do livro. Acontece que quando eu comecei a escrever, não conseguia mais parar. Primeiro separei as fotos de todas as festas e fui escrevendo os textos enquanto faziam a diagramação. Mas estava um pouco cansativo e resolvi começar a parte inicial. E esta parte foi a mais complicada. Cada assunto que iniciava me levava para outro, e fui incluindo capítulos e mais capítulos. A escolha das fotos também foi muito trabalhosa, pois precisavam retratar o assunto que estava escrevendo, e não podiam repetir com as que estariam na parte das festas. Quanto mais eu escrevia, mais o livro crescia.

Em certo ponto, percebi que teria de produzir algumas fotos para ilustrar certas partes do livro, e também precisava produzir a capa. Criei o projeto da mesa de doces azul e rosa (alguns acharam que eu estava doida), entrei em contato com meus parceiros, e chamei o Giuliano Moraes para fazer as fotos desta produção. Gente, vou dizer uma coisa: que canseira!!!! Nem sei dizer quantas fotos tiramos até chegar ao ponto de ter opções suficientes para desenvolver a capa. E aí foram fotos e mais fotos! Foto minha trabalhando, montando arranjo, foto de materiais, muitas e muitas fotos…..uma dia inteiro de modelo!!

E então veio a parte de conseguir TODAS as fotos em alta resolução e sem logo. Fizemos contato com todos os fotógrafos, enviamos o pedido de cessão de uso das imagens, recebemos autorizações, e tínhamos de separar as fotos por capítulo e sessão para ir passando pra editora. Só para constar, foram 14 fotógrafos!!!

Mas mesmo quando eu achei que tinha acabado, ainda faltavam micro detalhes que levaram muito tempo e muito cuidado para que tudo saísse perfeito. Para vocês terem uma ideia, cada reunião que tinha com a editora durava em média 7 horas. Mudando detalhes, aprovando cor, incluindo itens…não tinha fim. Na última semana antes de fecharmos tudo, eu ia para a editora todos os dias e passava horas e horas cuidando de cada pedacinho deste filho que estava para nascer.

Então chegou a parte mais importante, e mais cansativa. A revisão dos textos!! Eu passava os textos para uma das funcionárias da editora, ela lia e sugeria alguma alteração, eu lia de novo e geralmente voltava para o jeito que estava (rs), e quando finalizamos tudo chegou a hora da revisão final. Eu tive de ler o livro inteiro em 24h, voltou para a editora, foi para o revisor, voltou pra mim e eu tive de ler de novo tudo em 24h, daí voltava para o revisor, e cada vez que vinha pra mim tinha que ler tudo de novo!!!!

Até que ficou pronto!!!! Enfim, não precisaria mudar mais nada. Era só ir para a gráfica e imprimir! Só? Que nada. Daí vieram as provas de cor, o detalhezinho da capa que precisava ser mexido, qual acabamento do título, qual laminação….e aí foram mais alguns dias e horas aprovando tudo. Mas no final, depois de contar com uma equipe nota 1000, tanto na editora quanto na gráfica, o livro ficou mesmo um SONHO!! Eu pegava nele, abria, passava a mão na capa, olhava os detalhes e pensava em todo este trabalho que descrevi acima materializado e eternizado em uma obra impressa, e disponível para quem quisesse adquirir.

Não dava tempo para se emocionar muito, pois ainda precisava terminar de organizar o workshop e lançamento que iriam acontecer na livraria cultura (posts sobre o assunto nos próximos dias), que também não foi brincadeira. Quem já fez evento em Shopping sabe como é a logística, e no Iguatemi é ainda pior. Mas de novo eu pude contar com fornecedores incríveis, uma assessoria maravilhosa, e o evento aconteceu e foi um sucesso.

Mal consigo explicar a sensação de ver tantas pessoas, muitas de outros estados, atendendo o workshop já com o livro na mão, e loucas de vontade de aprender mais e mais. A cada dia que passa sinto que realmente me realizo podendo ensinar, passar experiência, responder perguntas, e vibrar com cada vitória das pessoas que me procuram.

Precisei sair correndo logo após o final do workshop para me arrumar para o coquetel de lançamento, e quando voltei estavam praticamente todas as alunas me esperando para autografar o livro. Meu sentimento era um misto de orgulho e emoção! Orgulho de ter me dedicado tanto a um trabalho e ter finalizado com primor. Emoção por ter conseguido no dia do lançamento trazer tantas pessoas queridas e admiradoras do meu trabalho.

No livro eu faço os agradecimentos a cada um que participou e me ajudou a concluir mais este projeto. Mas quero deixar aqui novamente meu carinho e meu muito obrigada! Jamais teria conseguido sozinha, e minha vitória é também de vocês.

Por enquanto o livro está sendo vendido na Livraria Cultura, Na loja Tom e Sophie e na Queen Books. Estou em negociação com outros pontos de venda, e também criando uma loja virtual para que possam comprar diretamente. O processo na Livraria é um pouco lento, então se tiverem dificuldades em comprar peço que entrem em contato comigo que farei o livro chegar o mais rápido possível até vocês.

O momento do autógrafo

Meu marido amado, grande incentivador

Minha família que esteve em SP para me prestigiar

Olha a cara do pai orgulhoso

Fotos: Maira Preto

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