O planejamento ideal para sua festa em casa – Dicas de como fazer uma festa linda em sua própria casa

E dando continuidade à programação especial do Mês das Amadoras e Entusiastas, preparei um post que pode ser um divisor de águas entre suas festas anteriores e suas próximas festas!

Fazer festas em casa sempre foi muito comum, mas hoje já é uma grande tendência. As pessoas estão optando pelo conforto, minimalismo, flexibilidade, intimismo, sem contar a economia que uma festa menor proporciona. Essas são características que só uma festa em casa pode trazer, não é mesmo?!

Eu tenho muitas seguidoras que estão desenvolvendo e aprimorando cada vez mais este talento de decorar festas, para que possam criar e executar suas próprias festas de forma única e linda!

O Programa de Amadora a Decoradora foi desenvolvido exatamente para isso, atender esta grande demanda de mães, tias, avós, amigas e entusiastas no geral, para que elas possam criar festas em casa de forma que surpreenda a todos!

Hoje a possibilidade de se inspirar com festas incríveis está muito mais acessível por conta da internet, você pode encontrar inúmeras referências para aplicar em sua própria decoração, fazendo algo muito mais profissional e sofisticado, mesmo que seja de forma simples.

Eu mesma, como decoradora profissional, estou constantemente pesquisando e buscando referências (compartilho sobre isso com você no post Onde Encontro Inspirações para Projetar uma Festa).

Muitas vezes pensamos que o fato de fazer uma festa em casa nos deixará restrita para desenvolver uma festa linda. Mas não, muito pelo contrário, existem inúmeras possibilidades de você impressionar com uma festa na sua própria casa, mesmo que o espaço seja pequeno.

O importante é ter em mente que adequar-se ao local é necessário para que você possa fazer uma festa proporcional e confortável para todos.

É totalmente possível desenvolver uma festa linda, exclusiva, e sem gastar muito. E frequentemente recebo pedidos para compartilhar dicas de como montar uma festa em casa, mas de forma diferenciada e bonita.

O meu estilo de decoração sempre foi algo mais clean, e se adapta perfeitamente para decorações mais caseiras, o que eu particularmente amo! A Festa do Pijama que eu produzi é um grande exemplo disso, e é exatamente por estas características que eu acredito que ela faz muito sucesso na internet.

Aquele estilo de festa repleta de DIYs, com a decoração mais minimalista, carregada de exclusividade e conceito; aquela festa linda e delicada que parece que foi tirada do Pinterest.

Tenho compartilhado muitas produções que seguem esta tendência mais caseira e minimalista, uma delas foi a nossa Produção de Festa Junina deste ano, e também a produção da Festa Adulto no Carrinho de Chá e Arco de Balões Desconstruído.

Por todas essas qualidades, hoje eu vou compartilhar contigo dicas essenciais para planejar e executar uma linda festa em casa com sucesso!

Começando pelo planejamento. Digo e repito, planejar-se é necessário para que tudo ocorra perfeitamente. É a base de toda a sua festa, então primeiramente, sente e coloque no papel tudo o que você irá precisar e em quanto tempo essas coisas devem ser feitas.

Importante também, é que no planejamento você conseguirá ter uma visão de qual o seu orçamento total para o evento. Isso te dará a noção de qual será o tamanho da sua festa e quantos convidados ela terá. Este item é essencial para que você comece a desenhar a sua festa, de modo que tudo fique dentro do valor estabelecido para a celebração e consequentemente fazer com que você economize em cada passo.

Partindo daí você começará a organizar as partes mais estruturais, que estão dentro do seu planejamento.

Anote outras dicas que farão toda a diferença:

Parte 1

– Data e local do evento: Uma dica é, defina o local da festa e procure saber se irá precisar alugar algum móvel. Para uma festa infantil, não é necessário que todos os convidados sentem em mesa. Para uma festa em casa você vai precisar de pelo menos uma mesa para o bolo e outra para lembranças. Caso queira montar uma mesa com as comidas para as pessoas se servirem, será necessário um apoio para isto também. Como, geralmente, o cardápio deste tipo de comemoração é mais leve, então é perfeitamente possível que os convidados sentem em sofás, puffs, poltronas… O importante é que todos estejam confortáveis no ambiente.

Número de convidados: Fator muito importante, como eu disse, isso interfere diretamente na questão do orçamento. Quanto mais convidados, mais caro ficará a festa (se atente a isso!).

Tema e Cores: Decida o tema e as cores, e faça uma pesquisa para se inspirar e ter ideias de como explorar o tema definido.

– Escolher fornecedores principais:Defina os fornecedores essenciais para o seu evento e já deixe reservado para a data. Os principais são Bolo, doces, buffet (se for contratar), fotógrafo.

Agora que você já definiu o mais importante e já adiantou a parte mais estrutural da festa, começará a entrar nos detalhes:

Parte 2

– Definir papelaria e convite: Uma festa exclusiva conta muito com uma papelaria personalizada e na medida certa. Então se você quer algo diferente e único, invista nisso e na arte visual da festa como um todo. Convite, tags, lembrancinhas, embalagens, tudo pode ficar mais especial com um bela, e bem pensada, papelaria. (Atenção: personalizar não significa colocar o nome e/ou a foto do homenageado por todos os lados, ok?)

Sobre o convite, se você quer economizar, uma dica é fazer apenas o digital. 

Peça para um designer desenvolver uma arte linda e com a identidade visual do evento e você poderá mandar para todos os convidados por email, redes sociais e até mesmo whatsapp.

– Escolher modelos e sabores do bolo e doces: Escolha uma doceira da sua confiança, ou defina se você e alguma outra pessoa irão fazer o bolo e os doces. Se resolverem fazer em casa, com a ajuda de amigas, tias, mãe, aconselho focar nas receitas mais simples de cupcakes, doces, brownies, etc. O bolo pode seguir o tema da festa, mas não precisa ser carregado demais; basta uma referência no topo, e alguns detalhes nas camadas. Escolha 2 ou 3 itens para personalizar, não precisa ter a carinha do bichinho ou personagem em todos os lugares (lembrem-se, a festa tem um tema, e ele pode ser explorado de diversas maneiras sutilmente).

– Definir lembrancinha: Existem várias opções de lembranças que podemos montar em casa. Saquinhos com pipoca enrolados no celofane, caixinhas em papelão personalizadas contendo brinquedos e gostosuras, saquinhos de papel craft customizados… Super dica: Aqui você poderá usar as mesmas tags que mandar fazer para o topo de cupcakes; basta mandar imprimir em papel adesivo.

Bom, detalhes mais importantes definidos, agora você deve verificar todos os outros detalhes e começar a parte mais operacional:

Parte 3

– Decoração, mesa do bolo: Existem diversos lugares que alugam peças, mas se você faz muitas festas em casa vale a pena investir em algumas. O investimento que compensa muito é um bom e bonito suporte para bolos, que será muito utilizado e faz toda a diferença na decoração.

O fundo da mesa de bolo também é super importante para as fotos. Se a parede for toda branca, fica legal colocar quadrinhos, bandeirinhas, ou forrar com algum tecido; faz toda a diferença. A minha dica é não encher demais a mesa, assim você consegue ver e apreciar todos os elementos escolhidos para a decoração.

A arrumação não tem segredo. Utilize uma mesa de tamanho proporcional ao tamanho do bolo, tamanho das peças e quantidade de materiais a serem utilizados. Sempre lembrando da dica da harmonia e triangulação das peças; peças maiores nas pontas, peças mais baixas na frente.

– Itens para completar a composição: A decoração não é só mesa de doces, então pense no ambiente como um todo e veja se terão espaços que precisarão de algo especial. Você pode usar balões, colmeias de papel, flores ou até mesmo algum item temático para ir compondo outros lugares da comemoração.

Aí estão passos importantes para realizar uma festa em casa!

E para te ajudar ainda mais, eu desenvolvi um Check List com as 07 etapas para uma festa perfeita. Nele, você encontra 58 itens que orientarão uma preparação completa para um resultado final lindo e bem coordenado.

Este Check List é uma ferramenta incrível, que desenvolvi ao logo de quase 11 anos de profissão, e eu mesma utilizo para realizar minhas festas!

Então clique aqui, baixe o seu gratuitamente e utilize-o em todas as suas próximas festas. Tenho certeza que ele será o guia perfeito para você fazer celebrações maravilhosas e sem estresse!

P.S.: Aliás, o tema de hoje do Programa de Amadora a Decoradora está totalmente relacionado a isso! O título da aula do dia é: 3 Pilares Para Uma Festa Perfeita! Clique AQUI para acessar agora e aprender ainda mais sobre como garantir resultados realmente surpreendentes.

Fotos: Delicado Amor

Share