Prepare-se para o que preparamos para Novembro!

O Programa De Amadora A Decoradora termina hoje e posso dizer que foi um dos projetos mais lindos que desenvolvi. Ao longo de 3 semanas pude compartilhar um pouco do meu conhecimento com pessoas extremamente focadas em aprender e levar para suas celebrações toques ainda mais especiais.

Parabéns a todas as queridas amadoras e entusiastas que participaram e acompanharam a programação. Saibam que foi uma honra poder contribuir diretamente para o desenvolvimento de 993 pessoas que agora têm um olhar mais treinado para se ater aos detalhes, e que isso certamente fará toda a diferença no resultado final de suas próximas festas.

Mas, se por um lado, um ciclo é finalizado, por outro, iniciamos uma nova empreitada! E se em outubro nos dedicamos a levar conteúdo de qualidade para quem ama decorar festas, mas não atua profissionalmente; em Novembro nos dedicaremos àquelas que decidiram fazer da decoração de festas uma profissão, e atuam nesse mercado em busca não só de realização pessoal, como também realização profissional.

Para este mês, produzimos uma série de conteúdos especiais para levar a essas pessoas, sobretudo àquelas interessadas em aprimoramento, informações de extrema qualidade, a fim de auxiliá-las em suas jornadas em direção ao sucesso.

Preparamos três posts especiais para o Blog; um evento online, gratuito e exclusivo, no qual compartilharei o grande segredo das festas Bella Fiore; e, para fechar com chave de ouro, uma oferta dos sonhos para quem quer ir além e se destacar como uma decoradora de festas incrivelmente competente e reconhecida.

Então, prepare-se para muito conteúdo, que, se aplicado, pode levar você a um momento ainda mais próspero em sua carreira como decoradora de festas.

E para começar, este é um dos três posts especiais que preparamos para você. Nele eu compartilho a entrevista que dei para a Cris Rezende, do Blog Festejar Com Amor, na qual respondo perguntas super interessantes, especialmente para quem está pensando em se dedicar a esta profissão, tão encantadora quanto desafiadora; e para as profissionais que ainda estão em busca de realização.

*De acordo com a Cris, a finalidade dessa entrevista foi “te ajudar a tomar essa importante decisão” e também “ajudar você que já atua no mercado de festas, mas não está conseguindo ter resultados positivos”. Clique AQUI para ver o post original, repleto de fotos, e aproveite para conhecer o Blog Festejar Com Amor.

Abaixo compartilho as perguntas e respostas.

1) Kely, quando você decidiu iniciar no mercado de decoração de festas? 

A decoração de festas entrou na minha vida em 2006, durante os preparativos do meu casamento. Considero que este foi o meu primeiro grande projeto, pois, apesar de não ter feito a decoração em si, participei de todo o desenvolvimento do conceito: pesquisei freneticamente, busquei referências, aprendi nomes e tipos de flores… Ao final, o resultado foi único! Mais especial impossível!

Definitivamente, este foi meu ponto de partida.

Após o meu casamento passei um ano morando em Chicago, nos EUA. E lá comecei a fazer cursos em design floral e trabalhar com grandes decoradores. Quando retornei ao Brasil, em 2007, abri a “Bella Fiore” e comecei a atuar profissionalmente com decoração de festas e eventos.

2) Qual foi a sua maior motivação para abrir a empresa Bella Fiore?

Ao ver todo o sonho do meu casamento materializado em uma decoração linda, romântica, atemporal e especialmente personalizada, algo despertou em mim. Um desejo enorme de receber, criar, fazer parte dos momentos de grande alegria e realização das pessoas…

Este desejo culminou na fundação da Bella Fiore Decoração de Eventos.

E desde o início eu tenho uma filosofia de trabalho: fazer o cliente se sentir especial, cuidar para que cada festa tenha sua identidade, e estar sempre atenta aos mínimos detalhes, de forma que o resultado final seja perfeito.

3) Hoje, além de decorar, você também ministra cursos para a área de decoração de festas. Qual foi a sua grande motivação em compartilhar todo o seu conhecimento no ramo de organização de festas?

De fato, tenho realmente me dedicado a disseminar informações e conteúdo de qualidade, pensando sobretudo nas pessoas que acreditam, assim como eu, que é possível proporcionar momentos extraordinários por meio de uma decoração diferenciada.

Em 2011 criei o blogbellafiore.com, no qual passei a compartilhar algumas experiências. Depois veio a página no Facebook, os Workshops presenciais, as sessões de coach, o canal no Youtube, o livro “Bella Fiore – Festas Infantis”, o curso online e os e-books, e em breve pretendo lançar vídeo-aulas.

É uma honra ser fonte de conhecimento não só para profissionais de longa data e iniciantes que estão dando seus primeiros passos, como também para mamães, titias, avós, irmãs, noivas, cunhadas e amigas que são entusiastas dedicadas e amadoras talentosas.

Há 10 anos eu estava na mesma posição que elas, fazendo incansáveis pesquisas e buscando referências para o meu casamento.

Portanto, sei a diferença que um conteúdo de qualidade pode fazer!

Estar agora compartilhando o que aprendi ao longo desses anos é extremamente recompensador.

4) Kely, durante todos esses anos como proprietária de uma empresa de decoração de festas, teve algum momento em que pensou em desistir?

Eu sou formada em Direito, fiz pós-graduação e atuava em um grande escritório de Advocacia em Brasília.

Posso dizer que, como advogada, eu estava caminhando em direção a uma carreira bem consolidada.

Até que veio o meu casamento. Logo em seguida passei 1 ano morando fora do Brasil. E, assim que voltei, abri a “Bella Fiore”.

De advogada promissora a decoradora iniciante foi um salto, do qual eu jamais poderia me arrepender. Por quê? Porque foi uma transição natural, a qual eu me permiti passar.

Assim como um dia eu decidi trilhar o caminho do Direito, e o fiz com dedicação e seriedade, em um determinado momento eu decidi abraçar um novo propósito e ir em frente, com igual determinação e compromisso.

Passei por grandes desafios. Afinal, nem tudo são flores. Mas graças ao apoio da minha família e a consciência de que tudo é construído com trabalho e persistência, cheguei até aqui!

“Quando temos clareza do nosso propósito, desistir não é uma opção.”

5) É muito difícil criar a própria identidade no mercado de decoração de festas?

Não acho que seja difícil.

Acredito que cada pessoa tem seu próprio estilo e o olhar pode ser treinado com muita pesquisa e busca por inspiração. Não só na decoração de festas propriamente dita, mas em tudo que há de belo.

Estou sempre atenta ao que está sendo lançado fora do Brasil para adiantar certas tendências aqui.

Digo “certas” porque nem tudo que está na moda me agrada. Mas preciso estar antenada para o que está sendo explorado, pois cada tendência de moda e decoração que surge no mundo é precedida de um amplo estudo de marketing e de aceitação do público.

A cada dia que passa fico mais impressionada com as criações das minhas alunas e em como cada uma delas está assumindo para si uma identidade própria, buscando explorar temas inovadores, atenta às novas tendências, e se empenhando para se destacar.

Mas claro, é preciso querer e se dedicar para ser notado.

6) Kely, na sua opinião, quais são os 3 maiores erros que normalmente as pessoas cometem quando entram no mercado de decoração de festas?

O primeiro erro, sem dúvida, é a falta de preparação para o negócio.

Não basta amar decorar e ter bom gosto, é preciso se preparar para ser empresária.

Mesmo uma microempresa, formada por uma única pessoa, precisa ser organizada de forma profissional.

A apresentação visual, posicionamento de mercado, apresentação nas redes sociais, preocupação com o cliente, e principalmente planejamento financeiro, são essenciais para o negócio dar certo.

O segundo ponto é não saber como precificar o próprio trabalho.

Realmente é muito difícil colocar preço em serviço, e especialmente convencer o cliente de que o seu trabalho vale quanto custa.

Eu mesma demorei muito para aprender a cobrar de maneira correta. Mas acredito que encontrei uma forma justa e honesta de precificar o meu trabalho. Recebo inúmeros e-mails e mensagens de decoradoras dizendo que a maior dificuldade que enfrentam é em relação à forma de cobrar.

E foi pensando nisso que criei um e-book detalhado sobre tudo que deve ser considerado na hora de passar um orçamento, e de como organizar internamente as finanças para que você saiba se está cobrando de maneira correta.

O terceiro ponto é a falta de comprometimento com o cliente.

Estar começando no mercado não é desculpa para prestar um serviço ruim e deixar o cliente insatisfeito.

Hoje é possível começar no mercado com muito mais conhecimento do que eu tinha, por exemplo, quando iniciei.

E por isso para ajudar quem busca prestar um serviço de excelência ao cliente, a “Bella Fiore” oferece cursos online, curso presencial, workshops, e-books, coaching, e todo o aparato necessário para instruir quem quer entrar no mundo de festas e deixar uma boa impressão desde o início.

7) Kely você tem alguma dica valiosa para nos passar sobre sites ou livros da área de decoração de festas para quem deseja adquirir mais conhecimento nesse ramo?

Mesmo utilizando muito a internet para minhas pesquisas, não abro mão de livros de decoração.

Sempre que me perguntavam indicações de livros eu sugeria vários estrangeiros, porque no Brasil não encontrava nenhum no assunto, especialmente para decoração de festas infantis.

Esse foi o grande motivo que me impulsionou a dar vida ao grande sonho que sempre tive de escrever um livro sobre o tema (Bella Fiore – Festas Infantis), não só com fotos mas todo o conteúdo necessário para quem ama decorar festas.

Para decoração eu indico os seguintes livros: Bella Fiore – Festas Infantis (Kely Pinheiro), Arranjos Florais: Técnicas e Projetos Passo a Passo (Mark Welford), Celebratori (Tori Spelling), Sweet Designs: Bake it, Craft it, Style it (Amy Atlas), Eat More Dessert (Jenny Keller).

Para negócios: A Estratégia do Oceano Azul (Kim, W. Chan / Mauborgne, Renée), e Negócios Digitais (Alan Pakes).

Sobre sites, o céu é o limite!! São tantos que mal consigo listar aqui, e por isso indico o Pinterest como a maior fonte de pesquisa e inspiração da Internet.

8) Com todo o seu conhecimento e anos de experiência no mercado de decoração de festas, o que você pode nos dizer sobre o papel das parcerias para o sucesso ou o insucesso na vida profissional de uma Decoradora de Festas?

As parcerias são essenciais para o crescimento no mercado de festas, e em vários outros mercados na verdade.

Uma bela decoração precisa de muitos elementos: doces, bolos, flores, peças, descartáveis… Uma decoradora iniciante pode formar parcerias com empresas destas áreas e fazer produções para começar a criar seu portfólio.

Eu mesma tenho muitos parceiros, não só em Brasília mas também em São Paulo e em várias outras cidades.

Eles estão sempre dispostos a participar dos nossos workshops, produções e editoriais, pois sabem que sou muito séria e sempre me preocupo com o retorno que eles também terão nestes eventos.

Além de parceiros são também meus fornecedores para festas, e me orgulho em dizer que nunca tive uma parceria fracassada.

O que aconselho para quem está começando agora é: respeite seus parceiros, sempre dê os créditos quando forem postar, esclareça sempre com antecedência os moldes da parceria, não pense só no que você irá ganhar mas também no que pode oferecer, e cumpra sempre o que prometeu!

9) Kely, para quem sonha em ser uma Decoradora de Festas de sucesso, qual seria o primeiro passo?

Para quem sonha em ser uma decoradora profissional, deve seguir os conselhos que dei acima e buscar se profissionalizar desde o início.

Conhecer o mercado, conhecer a concorrência, saber qual seu público-alvo, prestar um serviço de qualidade e saber passar a mensagem correta.

10) Para encerrarmos nossa matéria exclusiva, qual mensagem você deixa para quem pretende se engajar no mercado de decoração de festas?

Trabalhar com a criatividade e proporcionar momentos inesquecíveis na vida das pessoas é algo mágico.

Nós, decoradores e organizadores de festas, somos realizadores de sonhos, e isso é impagável.

Seja dedicada, tenha foco, estude muito, e não desanime na primeira queda, porque muitas virão antes do sucesso.

Ah, e claro, coloque muito amor no que faz. Porque não existe glamour na nossa profissão.

Acordamos muito cedo e dormimos muito tarde, dia de montagem é dia de muita ralação, precisamos lidar com contratempos, e perder os nossos finais de semana para fazer a alegria de outras pessoas. Mas depois você acorda desejando fazer tudo de novo!

Esta foi a entrevista na íntegra! Espero que você encontre inúmeras informações importantes para o seu crescimento como profissional!

Beijos e até o próximo conteúdo especial de Novembro.

Share