3 erros mais comuns na hora de precificar e como solucioná-los

Precificar também é uma dúvida para você?

Eu te entendo…. Pois durante muito tempo este assunto também foi um grande problema para mim. No começo do meu negócio eu passei por diversas situações que me fizeram entender que eu não estava cobrando de forma correta e valorizando o meu trabalho.

Hoje, após de mais de 11 anos no mercado, eu tenho confiança para falar sobre este assunto com muita facilidade. Com o tempo e com a prática, vamos adquirindo conhecimento para entender o que funciona e o que não funciona na hora de cobrar.

Mas posso dizer com toda a certeza, que este é o assunto mais duvidoso para as pessoas. Precificação é complicado em qualquer tipo de mercado. Eu presto consultoria para empresas de outros segmentos e também percebo uma grande necessidade de aprender mais sobre esta questão.

Vocês acreditam que a maioria dos problemas com a precificação partem do princípio de que as pessoas têm medo de cobrar o valor justo pelo seu trabalho?! Pois é, muitos acreditam que só vão adquirir clientes se cobrarem um valor menor ou equivalente ao da concorrência, e preferem cobrar menos do que o justo para fecharem contrato.

Acontece que isso não é verdade e neste post eu vou te contar o porquê. Existem 3 grandes erros que acontecem na hora de precificar, que prejudicam muitos negócios! Fiz uma live recentemente falando deste assunto e para quem não conseguiu acompanhar clique aqui.

Eu sempre digo que uma das melhores soluções para tudo é estudar! Em quase todos os meus posts eu reforço a questão do aprimoramento e a busca incansável por conhecimento.

Para empreender é preciso explorar e estudar sempre; e não apenas uma área, o ideal é abranger e ampliar seu conhecimento; aprender sobre as diversas áreas que englobam o seu negócio.

Desta forma você conseguirá construir um negócio de sucesso, pois você entenderá o necessário para alcançar bons resultados com sua empresa.

A precificação é uma das áreas principais. É preciso entender como cobrar e valorizar o seu trabalho para que se tenha uma empresa bem-sucedida. E para começar corretamente, você não pode cometer os 3 erros a seguir:

 

Não conhecer o seu público: O maior erro que você pode cometer é não conhecer seu público antes de abrir a sua empresa.

Todo produto/serviço tem um público para atender, e é de extrema importância estudar este público antes de começar seu negócio. Assim, você saberá as melhores ferramentas e o que será necessário para atingir este público de forma eficaz.

Defina o seu target, saiba detalhadamente quem ele é! Estude seus gostos, desejos, necessidades, o que ele faz, aonde irá encontra-lo…. Obtenha o máximo de informações possíveis e você saberá claramente como falar com este público.

O seu cliente vem em primeiro lugar, então saiba como chamar a atenção dele. Depois de um bom estudo sobre o seu cliente, você saberá como, onde e o que ele gostaria de comprar, e a sua oferta será uma solução para ele estava procurando.

Se seu produto agrega valor, é caro, sofisticado, de alto custo, então direcione ele para o público que pode pagar. Fale com as pessoas que estão buscando pelo seu trabalho, independentemente do valor.

O mesmo acontece com o contrário. Se foi definido que o seu trabalho é simples, ótimo custo x benefício; então saiba direcioná-lo para as pessoas que o procuram.

Existem bilhares de pessoas com perfis, necessidades e vontades diferentes. Entenda qual é o seu perfil de cliente, o seu público-alvo e o mantenha como foco. Pense nele e estude para que possa alcança-lo de forma eficaz.

Público-alvo é uma de suas prioridades! Eu falo sobre isso no post “Como começar sua empresa de decoração de festas! 10 dicas essenciais para um negócio de sucesso”, se você ainda não viu, não deixe de ler este conteúdo muito importante.

Não apresentar seu produto da maneira correta: Existe uma concorrência imensa no mercado e você deve ser assertivo e persuasivo de forma inteligente para mostrar que seu produto/serviço tem diferencial e potencial para se destacar no mercado.

O seu trabalho precisa ser mostrado para ser conhecido! O seu público não virá até você, é necessário tomar ações para apresentar seu trabalho, e esta divulgação precisa ser assertiva

Então não meça esforços para divulgar o seu trabalho. Agora que você conhece o seu público, já sabe a maneira correta de se comunicar e os melhores canais para encontrá-lo.

Invista em marketing digital, a internet oferece inúmeras possibilidades acessíveis e de alto alcance. Você pode ler mais sobre este tema no post “Quais as Melhores Redes Sociais para Começar a Divulgar o Meu Negócio?”

Estruture um planejamento para apresentar seu trabalho da melhor maneira. Procure divulgar fotos de boa qualidade e ter um portfólio bacana; saiba como iniciar o seu portfólio lendo o post “Como preparar uma linda mesa de Chá da Tarde – Dicas para uma decoração caseira e linda!”

Imagens possuem um alcance muito maior nas mídias, então busque alternativas para que você apresente seu trabalho de forma impecável, destacando seu diferencial.

O que você agregará ao cliente após ele adquirir o seu produto/serviço? Não esqueça de mostrar isso de forma efetiva ao seu público.

Tudo o que você faz para o seu negócio deve ser de forma intencional.

Não apresentar profissionalismo: Seja profissional em todos os aspectos da sua empresa. Atualmente a facilidade e o acesso para se fazer tudo de forma profissional é maior.

Independentemente do tamanho do negócio que você deseja começar; desde o início, até os detalhes mais superficiais, é necessário fazer tudo corretamente e com seriedade. Abra sua empresa e esteja consciente de que está tudo certo com a parte jurídica. Hoje existe a possibilidade de ser MEI e ter um CNPJ facilmente; não deixe de fazer isso.

Pense no seu marketing, divulgação em redes sociais, vídeos, lives, mailing, faça um planejamento para que isso ocorra de forma contínua e profissional, atendendo suas estratégias.

Desenvolva sua marca, logotipo, cartão, papel timbrado digital, arquivos e e-mails padrão. Enfim, apresente-se de forma profissional.

Existem inúmeras ferramentas acessíveis para realizar essas tarefas profissionalmente, mas é preciso usar todas elas de maneira séria e profissional, com comprometimento e responsabilidade.

São muitas funções e pode parecer assustador! Eu entendo, mas eu estou aqui para te afirmar que é possível. Durante muito tempo fiz tudo sozinha na empresa, e só agora tenho uma equipe.

Organização é imprescindível. Faça um planejamento de tudo que precisa ser feito dentro de sua empresa e seja produtiva para usar o tempo de forma inteligente, assim será possível desenvolver tudo de forma organizada e profissional. Realmente não é fácil, será necessária muita disciplina, mas você é capaz de fazer algo profissional ao seu alcance.

Veja como faço para produzir mais e as dicas que compartilhei no post: “Como organizo o meu tempo – Seja mais produtiva e intencional com o seu tempo!”

Se o seu cliente for surpreendido desde o início, na apresentação do seu trabalho, de forma organizada e profissional, ele terá a confiança de pagar o preço solicitado, com a certeza de que ele terá este profissionalismo até o final.

A precificação deve ser trabalhada em diversas áreas do seu negócio e por isso é um assunto muito extenso. Em nossa loja você encontra o E-book Guia de Precificação para Decoração de Festas, que descreve detalhadamente como eu faço para calcular o valor do meu trabalho.

E agora, na Conferência Bella Fiore, teremos um módulo intenso sobre como precificar. É o módulo mais procurado e estamos praticamente fechando esta turma. Então se você ainda quer garantir o seu lugar e aprender mais sobre precificação clique aqui agora!

Mas como sempre digo, faço questão de que vocês expandam o conhecimento e sejam profissionais completas. Tudo está interligado em uma empresa, e é importante você aprender um pouco sobre esse tudo que levará o seu negócio ao sucesso.

Preparamos um evento repleto de experiências, que disponibilizará conhecimentos incríveis para quem está querendo empreender no mercado de festas.

Muito mais do que aprender, queremos que você sinta, faça, experimente! Iremos te proporcionar um conjunto de sensações através de cada módulo e cada surpresa que preparamos. Você vai se surpreender com os bônus incríveis que estão agregados a esta imersão no mundo de festas.

BÔNUS:

  • Para quem adquirir mais que 3 módulos: Um módulo sobre arco de balões desconstruído! Você vai aprender a fazer esta grande tendência das festas na faixa! O módulo acontecerá no primeiro dia do evento, as 16:15 hrs para todas as alunas que optaram por adquirir 3 módulos ou mais!
  • Para quem adquirir mais de 5 módulos: Preparamos uma caixa linda e personalizada, repleta de produtos da Tom e Sophie e outros mimos para te presentear.
  • Para quem adquirir Curso Completo: Você irá ganhar um livro Bella Fiore Festas Infantis, um material de extrema qualidade que irá te trazer muitas inspirações e será um guia para suas festas exclusivas!
  • Bônus surpresa: Para quem adquirir a Conferência Curso Completo, iremos proporcionar uma surpresa que vocês só saberão no dia do evento! Experiência imperdível.

Faça parte desta experiência como um todo! Conferência Bella Fiore – Curso Completo, clique aqui, saiba mais e participe!

Share