5 dicas para aumentar sua confiança e autoestima

A confiança e autoestima são fatores cruciais para o crescimento e construção do caminho de sucesso da mulher.

Sem esses fatores nos sentimos fracas, não acreditamos em nós mesmas e o pior, nos auto sabotamos. Este é o principal defeito que faz muitas mulheres não chegarem onde desejam. Por isso é essencial trabalhar a autoestima e acreditar em si mesmo.

O mercado de trabalho ainda pode parecer assustador e preconceituoso para muitas mulheres, infelizmente isso ainda acontece. Mas cuidar de você mesmo para aumentar sua confiança, fará com que se sinta empoderada para perguntar, explorar, se comunicar, compartilhar suas ideias e se destacar!

Durante todos os meus 11 anos de experiência no mercado, com certeza o trabalho que ofereço de coaching foi o que mais me fez analisar separadamente todos os casos de mulheres que me procuram para melhorar aspectos específicos em sua área profissional, e então pude perceber que a maioria dos casos, possui o mesmo empecilho, a falta de autoestima. Muitas vezes é algo que está no subconsciente da mulher e que está bloqueando ela de fazer o que tem que ser feito para alcançar suas metas. Por isso, muitas acreditam não ser merecedora do sucesso e então se auto sabotam. O nosso cérebro é algo complexo e misterioso, mas isso acontece e quando descobrimos esta chave, percebemos o quanto podemos ir além se acreditarmos em nós mesmas. Falei sobre isto na live de segunda feira, clique aqui para ver. Eu trabalho muito isso em meus coachings, por isso aqui vão algumas dicas para você começar a trabalhar sua autoestima e confiança.

1 – Perceba e analise as suas crenças limitantes

Chegou a hora de você olhar para si mesmo, se auto conhecer e pensar por si mesmo. Sabe aquela vozinha que fica na sua cabeça “Você não é o suficiente. Sua opinião não vale a pena. Suas ideias não são boas. Você não é capaz. Você não pode…”. Essas são frases conhecidas como crenças limitantes que ficam poluindo sua mente e não te deixam agir da maneira que você gostaria. Se você diz para você mesmo que não é boa o bastante para obter o sucesso, então você não obterá sucesso. Tire um momento para você se conhecer melhor, medite, encontre essas crenças limitantes que estão tirando o seu direito de crescer. Este exercício é ótimo, porque a partir do momento que você toma consciência e deixa claro as suas crenças limitantes, você tem o poder de escolha de mudar se elas já não fazem mais sentido para você 😉

2- Treine seu cérebro

Agora que você já tomou consciência, é preciso treinar diariamente o seu cérebro para não chegar mais nos espaços negativos, onde suas antigas crenças limitantes te impediam de agir. Fale com você mesmo, diga para a sua mente para ser mais confiante. Crie uma frase verdadeira e que faça sentido para você, para sempre que estiver sendo negativa dizer “Pare! Eu escolhi ver as coisas diferentes, eu sou capaz, eu sou confiante”. Parece bobeira, mas isso te dará força e fará você crescer diariamente.

3- Conhecimento

Busque por conhecimento, seja uma incansável exploradora. Hoje temos informações por todos os lados e facilmente você consegue estudar, pesquisar e se inspirar com conteúdos de todos os tipos e áreas que você deseja e gostaria de saber mais. O conhecimento é alimento para nossa sabedoria, e quando não paramos de alimentar, nos tornamos mais confiantes para expor nossas ideias e para nos comunicar. Você é inteligente, então não pare de estudar. Seja curiosa e aqueça suas ideias 😉

4- Planeje-se

Não me canso de falar sobre planejamento, pois isso mudou a minha vida e sei que pode mudar a de vocês também. Mulheres têm inúmeras tarefas e papeis para exercer, nossa mente não consegue dar conta de deixar tudo organizado e claro. Não podemos confiar em nossa mente, este é um espaço onde nossas ideias ficam desorganizadas, não temos consciência claramente das nossas metas, esquecemos tarefas e ficamos com aquele sentimento de “não estou sendo produtiva como gostaria”. Por isso, friso a ideia do planejamento antecipado, aquele que você coloca no papel, toma consciência, traça caminhos para alcançar as metas. Deixar todas as ideias e tarefas anotadas te tornará uma pessoa mais produtiva. Por saber do poder deste método, criei o Life Planner Bella Fiore, que é perfeito para criarmos o hábito do planejamento. Quando colocamos no papel e tomamos ação, as coisas vão acontecendo e você começa a enxergar que consegue chegar onde deseja. Organização, planejamento e execução sempre!

5- Celebre o sucesso

Confiança e autoestima é como um músculo que deve ser trabalhado e alimentado diariamente. Por isso tire um momento para celebrar até as pequenas conquistas. Se desafie e se proponha e ultrapassar barreiras, e quando fizer isto, celebre!

Você é capaz de qualquer coisa, acredite e construa seu caminho de sucesso.

Gostaram do post? Comente aqui embaixo de você precisava ler sobre isso 😉

Espero que tenha ajudado e inspirado com um bom conteúdo hoje, até a próxima.

Share