Dicas para iniciantes no mercado de festas

Você está começando o seu próprio negócio no mercado de festas? Tenho algumas dicas essenciais e úteis para todas as iniciantes.

De fato, o mercado de festas tem crescido ao longo dos últimos anos e se tornou uma boa possibilidade de empreender e criar um negócio promissor.

Há 11 anos atrás eu encontrei na decoração de festas uma profissão de sucesso e estabeleci como meta ser uma decoradora de destaque no mercado, para isso, sabia que devia me dedicar muito e me tornar uma empreendedora.

Enfrentei e ainda enfrento diariamente muitos desafios. Ao longo da minha carreira me deparei com obstáculos que quase me fizeram desistir, não é fácil…. O caminho é longo, e exige muita constância, persistência, foco e trabalho duro. Mas quando temos clareza do nosso propósito, desistir não é uma opção.

Foi escolha minha empreender e criar uma marca através do meu trabalho exclusivo como decoradora de festas infantis. Para crescer e ser notado é preciso se dedicar diariamente.

Mas se naquela época, quando comecei, eu tivesse encontrado alguém que desse as dicas que vou te dar agora, eu teria me atentado e evitado muitos erros amadores.

Vou compartilhar algumas dicas sobre comportamentos e ações que devem ser pensadas estrategicamente por todas as iniciantes que estão ingressando no mercado de festas.

Se vocês se atentarem a estes pontos, com certeza vão evoluir mais rápido e vão evitar erros que atrapalharão no seu desenvolvimento e tornarão a sua caminhada mais cansativa.

A intenção é deixar a sua trajetória um pouco mais fácil e assertiva. Então vamos lá:

 

Se prepare para ter um negócio e para agir de forma empreendedora

Se tem uma dica valiosa para alertar as iniciantes desde o começo é essa! Não basta amar decorar e ter bom gosto, é preciso se preparar para ser empresária.

Mesmo uma microempresa, formada por uma única pessoa, precisa ser organizada de forma profissional.

A apresentação visual, posicionamento de mercado, apresentação nas redes sociais, preocupação com o cliente, e principalmente planejamento financeiro, são essenciais para o negócio dar certo.

Você precisa buscar conhecimento e aprender pelo menos o básico de administração, finanças, marketing, gestão de pessoas, liderança… O empreendedor tem uma visão ampla e nunca para de aprender.

 

Valorize seu trabalho – Precificação

A maioria das iniciantes e até mesmo pessoas que já estão no mercado de festas há um tempo encontram dificuldades na hora de precificar. Eu entendo… Durante muito tempo esse assunto também foi um grande problema para mim.

Precificação é complicado em qualquer tipo de mercado. É realmente difícil encontrar o caminho certo e aprender a valorizar o próprio trabalho e/ou serviço.

São diversos fatores que interferem na hora de precificar. Você precisa encontrar o seu público alvo, e saber se posicionar no mercado de forma correta. Além de apresentar o seu trabalho do jeito certo e efetivo. A solução é sempre estudar, e buscar alternativas para aprender mais sobre o assunto. Eu criei um ebook sobre Precificação para Decoração de Festas, e tem ajudado muitas pessoas. Clique aqui para saber mais.

 

Entregue sempre a mais do que o cliente espera

Esta é a dica de ouro para qualquer negócio. O cliente é rei! Você precisa atender todos os quesitos de um bom atendimento e entregar sempre a mais do que foi contratado.

Diversas vezes eu ajudei mães/clientes em pontos que não estavam no meu contrato. Como por exemplo dar o contato de uma manicure de confiança para atender em casa de última hora. Ou então, acabou a luz do salão de festas e eu me coloquei a disposição para encontrar o fornecedor de um gerador de energia urgente, a pronta entrega. Isso é uma consultoria que vai muito além do que está no contrato.

Estar disposta a ajudar e entregar algo a mais, vai fidelizar o seu cliente e deixá-lo satisfeito a ponto de indicar o seu trabalho para outras pessoas de olhos fechados.

 

As parcerias são essenciais para o crescimento no mercado de festas

Um ajuda o outro, a parceria deve ser benéfica para todos os envolvidos no projeto. Mas é de extrema importância fazer amigos dentro do seu nicho.

Primeiro que para criar uma festa você precisa conhecer e ter contato de pessoas que oferecem o serviço de boa qualidade e que vão valorizar o seu trabalho como um todo. E segundo que as parcerias são ótimas para fazer produções e um ajudar o outro na divulgação do projeto.

Uma decoradora iniciante pode formar parcerias com empresas da mesma área, e fazer produções para começar a criar o seu portfólio.

Respeite seus parceiros, sempre dê os créditos quando forem postar, esclareça sempre com antecedência os moldes da parceria, não pense só no que você irá ganhar, mas também no que pode oferecer, e cumpra sempre o que prometeu!

 

Busque por aperfeiçoamento e profissionalização

Hoje a informação é super acessível para qualquer pessoa. Basta ir atrás e se dedicar, como eu disse no início deste texto: o empreendedor tem uma visão ampla e nunca para de aprender, e você precisa desenvolver este comportamento.

É necessário estudar o mercado, conhecer a concorrência, saber qual seu público-alvo, prestar um serviço de qualidade e saber passar a mensagem correta.

Eu mesmo me coloquei a disposição para ajudar e gerar conteúdo de valor para vocês que buscam mais conhecimento na área. Estou constantemente criando matérias, vídeos, cursos e eventos que irão te ajudar a construir um caminho de sucesso.

Inclusive, neste momento estão abertas as inscrições para o evento Bella Fiore Experience. Evento inédito, que acontecerá dia 21 de agosto em São Paulo, criado especialmente para impulsionar pessoas que decidiram construir uma carreira de sucesso no mercado de festas, e estão verdadeiramente comprometidas com isso.

Falaremos de alta performance, propósito, gestão de negócio, atendimento, marketing e posicionamento, construção de uma marca e precificação. Será uma experiência incrível. Clique aqui para saber mais e garantir o seu lugar 😉

 

Tenha constância e persistência

A caminhada é longa e muito cansativa. Mas a partir do momento que você estabelece o seu propósito e suas metas, e cria estratégias para alcançá-las, fica claro que deve persistir e fazer tudo com muita constância.

Não pode parar, todas as suas atividades devem ser constantes, para que você alcance seus objetivos. Seja dedicada, tenha foco, estude muito, e não desanime na primeira queda, porque muitas virão antes do sucesso.

 

Conheça o seu cliente

Entenda a personalidade, os gostos e preferências, sonhos… Tudo! Entreviste e conheça cada detalhe do seu cliente, pois só assim você criará estratégias que atingirão de forma positiva o seu público.

E mais! Só quando você tem paciência e curiosidade para conhecer detalhadamente o seu cliente e sua história, que você será capaz de criar uma festa exclusiva e surpreendente. Fazendo com que você diferencie seu trabalho e se destaque no mercado.

 

Estas foram algumas das dicas que eu queria compartilhar com todas as iniciantes no mercado de festas. Gostaram?

Share