Toda decoradora é uma empreendedora (ou deveria ser!)

Se alguém nos procura, significa que vai ter festa! Significa que há uma celebração especial por vir, um momento ou um motivo importante que será comemorado em grande estilo, algo na vida que merece capricho extra, que nós, como decoradoras, podemos ajudar a proporcionar.

Somos advogadas, professoras, arquitetas, designers, engenheiras, donas de casa… Mães, avós, madrinhas, noivas, amigas… Independente da nossa formação acadêmica e, de preferência, com o reconhecimento e incentivo das pessoas que nos querem bem, em um determinado momento de nossas vidas nos vimos como potenciais criadoras de ambientes e cenários com os quais uma celebração fica ainda mais especial e única.

Treinamos nosso olhar, para fazer outros olhares brilharem; nos cercamos de referências lindas e encantadoras, para provocar encanto e belas lembranças; nos envolvemos nas histórias de outras pessoas, enquanto construímos a nossa própria história; e somos responsáveis por sonhos, enquanto realizamos nosso desejo de conquistar satisfação profissional fazendo aquilo que amamos!

Começamos fazendo pra gente, e para nossas famílias e amigos, o que hoje fazemos para nossos clientes… A minha história, por exemplo, começou no meu casamento. E a sua? Talvez tenha sido no seu aniversário ou no aniversário do seu filho, no batizado do seu neto, no chá de fraldas da sua amiga, no casamento da sua irmã…

Em algum momento entendemos que decorar festas poderia ser mais do que um Hobby, ou algo ocasional… Percebemos que poderíamos fazer disso a nossa profissão! E muitas que estão aqui, lendo este texto, deixaram pra trás carreiras já iniciadas, para começar do zero um novo caminho, repleto de alegrias e encanto, mas também cheio de desafios.

É por isso que digo: Toda decoradora é uma empreendedora! Isso porque empreender significa decidir realizar, ou ao menos tentar, algo muitas vezes novo, que exige dedicação e muito trabalho.

E, mais do que isso, significa fazer acontecer (um projeto, uma ideia, uma possibilidade), com coragem, determinação e uma mentalidade focada em aprendizado e resultados, lidando com inevitáveis frustrações (afinal de contas, nem tudo são flores, como em qualquer outra profissão) de forma a aprender com elas, e entendendo que nossos fracassos também nos ensinam a acertar mais e a fazer melhor.

O medo de seguir em frente pode existir em alguns trechos da nossa jornada, a vontade de desistir também, mas o que prevalece é a nossa vontade de fazer da certo.

E como empreendedoras, nos destacamos daquelas pessoas que nem se dedicam e nem se desenvolvem, e portanto nem crescem e nem alcançam os resultados sonhados. *Anote aí: Empreender tem mais a ver com o quanto nos dedicamos ao nosso desenvolvimento do que com o nosso talento.

 

Um pouco mais sobre isso…

Desde que abri a Bella Fiore, há mais de 11 anos, o mercado de festas e eventos tem crescido aceleradamente. Da pequena e exclusiva comemoração em casa, às festas extravagantes e ostentativas, há espaço (e público) para todo mundo que decide empreender verdadeiramente e criar um negócio de sucesso nessa área.

Por ser uma área mais artística e criativa muitas pessoas se encontram e se apaixonam, abrindo mão de uma profissão para entrar de cabeça neste universo das festas. Porém, ser decoradora de festas envolve diversos desafios, e por isso, toda decoradora precisa desenvolver uma postura empreendedora e comportamentos com este perfil, pois o mercado é grande e a concorrência também.

Começar um negócio do zero e gerenciar uma empresa não é tarefa fácil e envolve diversas funções complexas e que demandam força de vontade. Mas o fato é que para decorar festas e fazer disso um trabalho rentável não basta apenas buscar inspirações, ter ideias, ser criativa e aprimorar o bom gosto e senso estético, estas são qualidades essenciais, mas não suficientes. Falo mais sobre isso no post “6 coisas que você precisa saber para começar a decorar festas”

Para ser destaque é necessário, por exemplo, ter uma boa visão de negócio, bem como noções básicas de todas as áreas que o seu negócio envolve. Marketing, financeiro, gestão, relações públicas, vendas, atendimento… É preciso ter esta fome de conhecimento e buscar entender o que fará o seu negócio ir além.

Muitos desafios surgirão e isso é extremamente comum, por isso você precisa estar preparada, focada, dedicada, e empenhada a se capacitar sempre e fazer o seu melhor sem desistir.

Li um artigo muito legal, publicado por uma empresa de tecidos, no qual é falado sobre o perfil e as competências necessárias para ser um empreendedor de sucesso na área de decoração. E achei muito válido adaptar e compartilhar alguns pontos aqui com você:

Visão ampla para oportunidades

Talvez a principal característica do empreendedor seja visualizar uma oportunidade de negócio, avaliando se ela é realmente interessante, conseguindo fazer uma previsão dos resultados a longo prazo.

Suas decisões são tomadas justamente no momento em que ele detecta lacunas de produtos e serviços, apostando que ali ele conseguirá desenvolver um negócio de sucesso, atendendo a demanda necessária e obtendo boas margens de lucro.

É importante estar atenta a todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que o mercado pode te trazer ao longo da trajetória.

Atenção às tendências e novidades

O profissional com perfil empreendedor precisa estar sempre antenado e atualizado, acompanhando a evolução do mercado, principalmente em seu segmento.

As tendências de decoração também são muito relevantes para que o empreendedor consiga sempre oferecer o que há de melhor no mercado para os seus clientes e ser destaque no meio da concorrência.

Expertise na área de atuação

Tocar um empreendimento do zero e manter o negócio relevante para o público-alvo são tarefas que só são possíveis com a expertise do segmento no qual você atua, no caso: decoração de festas.

Esteja em constante busca por conhecimento e aprimoramento de suas habilidades, mantendo-se em constante evolução, sempre em contato com novos conteúdos e tendências.

Habilidades de Gestão  

Todo empreendedor será responsável por gerir o seu negócio. Essa é uma das principais e mais complexa capacidade de se aplicar no dia a dia de uma empresa.

A gestão, nesse caso, é bastante abrangente: parte financeira, vendas, contato com fornecedores, curadoria e quase tudo relacionado ao negócio. Mesmo se sua empresa for pequena, em algum momento será necessário a contratação de funcionários, e este é o momento do empreendedor tomar a frente e desenvolver uma boa liderança, que será essencial para o crescimento da empresa.

Fonte/referência: Lartex (leia o artigo original aqui)

 

Além do que foi destacado nos pontos acima, eu acrescento mais um (o qual, na minha opinião, é a base de tudo!):

Planejamento

Este será o início de todo o seu projeto. Ao estabelecer como meta a criação de uma empresa, é preciso se planejar para que você consiga visualizar pontos importantes como metas, prazos, razões e estratégias. Todo sonho precisa de um plano para ser realizado, então não deixe de colocar todas as informações no papel, principalmente descrever as ações que farão com que sua empresa chegue onde você deseja.

Dedicando-se a estas características é possível desenvolver um perfil empreendedor e gerir um negócio de sucesso na área de decoração de festas, e eu tenho certeza que você é capaz 😉

Dica: Leia livros sobre empreendedorismo, eles são ferramentas extraordinárias para nosso autodesenvolvimento. Clique aqui e veja algumas indicações que dei no artigo: 7 livros que você deve ler para motivar seu espírito empreendedor e fazer seu negócio dar certo.

P.S.: O hábito de se planejar começa em pequenos atos, e inserir este princípio dentro da sua rotina é, de fato, transformador. Dessa forma você se torna uma pessoa muito mais produtiva e tem, no seu dia-a-dia, a chance de dar passos largos em direção àquilo que deseja. Isto é realmente poderoso! Para ajudá-la a desenvolver/fortalecer esse hábito, compartilho, em um vídeo especial, 13 dicas sobre produtividade (assista aqui), e criei um “mini planner”, disponibilizado para free download, para você implementar tais dicas e já começar, desde já, a sentir os efeitos de uma vida mais produtiva! Clique aqui e confira (neste link você encontra não só o vídeo como também as orientações para liberar o seu acesso ao referido planner).

Share